Título: Lina Bo Bardi - Arquitetura Cênica
Modalidade: Dissertação de Mestrado
Autor: Mateus Bertone da Silva
Orientador: Renato Luiz Sobral Anelli
Resumo:
A pesquisa pretende o estudo e análise crítica do conjunto de projetos e trabalhos de arquitetura cênica realizados pela arquiteta Lina Bo Bardi. Grande parte destes trabalhos são resultado de sua colaboração aos diretores Martim Gonçalves, da Escola de Teatro da Bahia; George Jonas, na filmagem de "A Compadecida"; José Celso Martinez Corrêa, no Grupo Oficina; André Farias, na filmagem de "Prata Palomares" e ao diretor Cacá Rosset, no Grupo Ornitorrinco. A hipótese considerada é que a interlocução com estes grupos e a clara inserção da arquiteta como agente constitutiva e crítica dos particulares contextos históricos em que se inserem estes trabalhos foi engendrada por um pensamento original, onde a interlocução entre as linguagens da arquitetura e do teatro estão colocadas a serviço de um "programa" ao mesmo tempo estético e político. Tecer a trama que permita reconhecer e analisar aqueles contextos do ponto de vista do conjunto da produção cenográfica da arquiteta e desta frente a sua obra arquitetônica e frente a outras produções do período; do ponto de vista da história dos grupos e suas particulares concepções cênicas, do ponto de vista das pesquisas estéticas do período no panorama mundial e seus reflexos no contexto nacional é tarefa necessária para uma análise efetiva daquele "programa".
Observação: A referida pesquisa foi realizada no âmbito do projeto "Interlocuções com a Arquitetura Italiana na Constituição da Arquitetura Moderna em São Paulo", desenvolvido no Laboratório de Arquitetura Brasileira (Arquibras) do Instituto de Arquitetura e Urbanismo da Universidade de São Paulo. Desde 2010 vem sendo revista e ampliada no âmbito de trabalhos acadêmicos deste pesquisador divulgados em artigos e comunicações.
Links:
Arquitetura de um palco i-mundo – a concepção espacial de Lina Bo Bardi para 'Na Selva das Cidades'.
Título: Espaços Teatrais em Goiânia
Modalidade: Monografia de TCC
Autor: Eliézer Carvalho França
Orientador: Mateus Bertone
Resumo:
Este projeto se propõe a pesquisar os diferentes formatos de espaços teatrais em Goiânia, preocupando-se com questões transdisciplinares entre artes cênicas, arquitetura e espaço virtual a favor do ensino. Partindo de estudos de caso, sob um olhar arquitetônico, serão citados e analisados alguns dos espaços teatrais em Goiânia, levando em consideração os elementos técnicos, historiografia, localização e público alvo. Através dessa pesquisa, um site será criado com o intuito de servir como material de apoio no ensino de teatro. Pouco se se fala sobre espaços teatrais em/de Goiânia, no entanto, uma alta carência de profissionais com conhecimento desses espaços, é notada mesmo com as conquistas em áreas importantes do meio, como a própria construção de novos espaços. Para Boal (1931) o teatro vem em primeiro plano como um edifício pensado para o espetáculo, Pavis (1947) diz que os espaços teatrais, são lugares utilizados a favor da cena, independentes de sua forma arquitetônica ou sua finalidade de construção, com base nesses pensamentos, serão citados nesse trabalho apenas espaços pensados, criados ou modificados para execução de trabalhos cênicos, mesmo que em sua historia tenham atendidos outras áreas que não sejam cênicas. O processo dessa pesquisa, já pode ser acompanhado virtualmente através de textos, imagens e vídeos pelo endereço: www.lugardeteatro.com, lembrando que as informações no espaço virtual caminham paralelamente as pesquisas em andamento.
Palavras-Chave: Espaços Teatrais, Teatros em Goiânia, Arte Cênicas, Arquitetura.